SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Violência contra mulher no namoro: percepções de jovens universitáriosO que acontece com estas crianças? Respostas dos Saberes Psi em Buenos Aires (1900-1940) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

ESTRADA, Juan Carlos Jaramillo  e  CASILIMAS, Carlos Arturo Sandoval. A psicologia clínica e o sujeito da contemporaneidade. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2018, vol.10, n.3, pp. 45-55. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v10i3.633.

Apresenta-se um pouco de tensões e desafios para a psicologia clínica derivadas das características e necessidades dos sujeitos da contemporaneidade. Para isto, discute-se o tipo de sujeito no que tradicionalmente foi baseado, as diferenças com o sujeito contemporâneo e as consequências de ditas diferenças para ela, achando quatro tensões primordiais: a relativização do progresso, o questionamento à adaptação e a responsabilidade como premissas normalizadoras e a emergência do desejo como critério ético fundamental. Elas envolvem novas problemáticas e exigências para a psicologia clínica que a confrontam em seus fundamentos ontológicos, epistemológicos e metodológicos, forçando a revisar seus supostos formativos, conceituais e de intervenção. Conclui-se a necessidade de uma profunda revisão da psicologia clínica, permitindo-se adequação em seus processos formativos, conceituais e aplicados, com o fim de fazê-la pertinente às características e às necessidades dos sujeitos na contemporaneidade.

Palavras-chave : Psicología Clínica; sujeito; contemporaneidade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License