SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3La psicología clínica ante el sujeto de la contemporaneidadMujer problemática: psicología, género y salud en América del Norte índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia e Saúde

versión On-line ISSN 2177-093X

Resumen

FARIAS-CARRACEDO, Carolina  y  JUAREZ, Ana Rocío. O que acontece com estas crianças? Respostas dos Saberes Psi em Buenos Aires (1900-1940). Rev. Psicol. Saúde [online]. 2018, vol.10, n.3, pp. 57-70. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v10i3.615.

O objetivo geral deste trabalho visa conhecer se o saberes psi têm impacto na concretização das políticas públicas e, em caso afirmativo, para elucidar as formas em que o fazem. Em particular, aqui se propõe a analisar a incidência dos saberes psi na solução das problemáticas relacionadas a infância presentes em Buenos Aires desde o começo do século XX até 1940. São pontuadas as principais contribuições que o campo da psicologia oferece às problemáticas sociais relativas à infância e são analisadas as concepções psicológicas acerca da infância presentes conforme os principais referenciais do campo da psiquiatria infantil. O quadro legislativo prevalecente durante este período é considerado como um elemento de análise fundamental para este estudo. Se concluiu que, longe de considerar contribuições psi da época como influências diretas e lineares nas políticas estatais, se trata de interações entre os atores, as práticas sociais e os objetos discursivos.

Palabras clave : história da psicologia; criança; menor; saberes psi; contexto sócio-político.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License