SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Mulheres problemáticas: psicologia, gênero e saúde na América do NorteA vivência do acompanhamento pré-natal segundo mulheres assistidas na Rede Pública de Saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

SOUZA, José Carlos; LOPES, Luiz Henrique Bernardinelli  e  SOUZA, Vítor Cruz Rosa Pires de. A Dimensão do Belo no Tempo. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2018, vol.10, n.3, pp. 87-94. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v10i3.637.

A busca constante da beleza nas sociedades contemporâneas exerce uma forte influência sobre os fatores que determinam o bem-estar biopsicossocial dos indivíduos. Isso, no entanto, não é uma preocupação recente. Por milhares de anos, nossa espécie tenta representar-se através da arte, em uma tentativa inconstante de encontrar a verdadeira beleza. A relação entre o conceito de saúde e beleza é confundida, pois nem sempre o que é lindo é um ser saudável e vice-versa, assim como uma visão de beleza se torna contrastante quando a individualidade e a imagem do corpo de uma pessoa são sugestivas da visão de outra pessoa, que é conhecida como "imagem em espelho". Este texto traz uma breve revisão do conceito de beleza ao longo da história da cultura ocidental, considerando as implicações atuais do corpo ideal segundo os fatores que determinam e condicionam o processo saúde-doença.

Palavras-chave : beleza; tempo; biopsicossocial; saúde-doença.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License