SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3A Dimensão do Belo no TempoVivência de familiares sobre visita de crianças e adolescentes em UTI adulto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

SILVA, Ana Caroline Dias da  e  PEGORARO, Renata Fabiana. A vivência do acompanhamento pré-natal segundo mulheres assistidas na Rede Pública de Saúde. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2018, vol.10, n.3, pp. 95-107. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v0i0.663.

A atenção pré-natal consiste no acolhimento à mulher desde os primórdios da gestação. O objetivo deste estudo foi compreender a vivência do acompanhamento pré-natal na perspectiva de mulheres assistidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Foram entrevistadas 11 mulheres, residentes no município de Uberlândia, Minas Gerais, em 2015. Foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado composto por: (a) dados de caracterização da participante; e (b) questões norteadoras para investigar o transcorrer da gestação. As entrevistas foram transcritas na íntegra e submetidas à análise de conteúdo temática. Os resultados apontaram para uma valorização, por parte das entrevistadas, dos profissionais com postura acolhedora, favorecendo a percepção de um pré-natal de qualidade, identificado como aquele no qual eram fornecidas informações sobre os primeiros cuidados como bebê e com estratégias que permitiam espaço para reflexão sobre modificações físicas, psíquicas e hormonais que ocorrem com a mulher durante a gestação.

Palavras-chave : pré-natal; gravidez; Sistema Único de Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License