SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3La vivencia del acompañamiento prenatal según mujeres asistidas en la Red Pública de Salud índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia e Saúde

versión On-line ISSN 2177-093X

Resumen

NUNES, Maria Emília Pereira  y  GABARRA, Letícia Macedo. Vivência de familiares sobre visita de crianças e adolescentes em UTI adulto. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2018, vol.10, n.3, pp. 109-125. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v10i3.509.

Esta pesquisa objetivou identificar a vivência de familiares em relação a comunicação, tomada de decisão e manejo da entrada de crianças e adolescentes para visitar os pacientes internados em UTI adulto. A abordagem deste estudo foi qualitativa. Foram realizadas entrevistas com 10 familiares de pacientes que estiveram internados em UTI. Os dados foram analisados de acordo com a análise de conteúdo de Bardin (2009), emergindo quatro categorias: Comunicação; Tomada de decisão sobre a visita; Manejo, e Repercussões da visita. A comunicação dos participantes com os menores foi aberta. A tomada de decisão dependeu da inter-relação entre o desejo de visitar, o estado do paciente, o imaginário da visita e o posicionamento da equipe. Em relação ao manejo, todos destacaram a importância da preparação pré-visita. O estabelecimento de diretrizes claras nas instituições, assim como a capacitação dos profissionais acerca da visita de crianças, poderia contribuir para a prática em saúde.

Palabras clave : Unidade de Terapia Intensiva; visitas a pacientes; criança; adolescente; relações profissional-família.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License