SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3A vivência do acompanhamento pré-natal segundo mulheres assistidas na Rede Pública de Saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

NUNES, Maria Emília Pereira  e  GABARRA, Letícia Macedo. Vivência de familiares sobre visita de crianças e adolescentes em UTI adulto. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2018, vol.10, n.3, pp. 109-125. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v10i3.509.

Esta pesquisa objetivou identificar a vivência de familiares em relação a comunicação, tomada de decisão e manejo da entrada de crianças e adolescentes para visitar os pacientes internados em UTI adulto. A abordagem deste estudo foi qualitativa. Foram realizadas entrevistas com 10 familiares de pacientes que estiveram internados em UTI. Os dados foram analisados de acordo com a análise de conteúdo de Bardin (2009), emergindo quatro categorias: Comunicação; Tomada de decisão sobre a visita; Manejo, e Repercussões da visita. A comunicação dos participantes com os menores foi aberta. A tomada de decisão dependeu da inter-relação entre o desejo de visitar, o estado do paciente, o imaginário da visita e o posicionamento da equipe. Em relação ao manejo, todos destacaram a importância da preparação pré-visita. O estabelecimento de diretrizes claras nas instituições, assim como a capacitação dos profissionais acerca da visita de crianças, poderia contribuir para a prática em saúde.

Palavras-chave : Unidade de Terapia Intensiva; visitas a pacientes; criança; adolescente; relações profissional-família.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License