SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1A Humanização nas grades curriculares de cursos da saúde de universidades públicas paranaensesSatisfação de profissionais de educação física na regência em aulas de ginástica de academia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

ANDRADE, Ursulla Vilella; SANTOS, Juliete Bispo  e  DUARTE, Caianá. A percepção da gestante sobre a qualidade do atendimento pré-natal em UBS, Campo Grande, MS. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2019, vol.11, n.1, pp. 53-61. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v0i0.585.

A assistência pré-natal tem o intuito de identificar aquelas pacientes com mais probabilidade de apresentar evolução desfavorável e acolher a mulher desde o princípio de sua gestação. O objetivo foi contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento pré-natal nas unidades básicas de saúde (UBSs) do município de Campo Grande, MS, construindo saberes segundo a percepção da gestante. Tratou-se de um estudo descritivo exploratório de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista estruturada aberta. Para analisar os resultados, o estudo foi dividido em cinco categorias temáticas, as quais demonstraram o entendimento, a opinião e os sentimentos das gestantes. Por fim, percebeu-se que para a assistência pré-natal ser de qualidade, é necessário que os profissionais e as gestantes caminhem juntos. Os profissionais precisam criar meios para que as gestantes não deixem de realizar consultas e elas podem esclarecer suas dúvidas, não existindo barreiras que atrapalhem essa comunicação.

Palavras-chave : qualidade de assistência à saúde; cuidado pré-natal; gravidez.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License