SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Breves considerações sobre a atenção à pessoa com transtorno do espectro autista na rede pública de saúdePsicoterapia pais-bebê: uma revisão sistemática de literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

MAGALHAES, Lucimara Silva  e  ANDRADE, Sônia Maria Oliveira. Depressão e comportamento suicida: atenção primária em saúde. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2019, vol.11, n.1, pp. 99-107. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v11i1.592.

Este estudo buscou contextualizar a depressão tendo como desdobramento o comportamento suicida. O estudo foi direcionado a 25 pacientes, contudo, na ocasião da visita domiciliar, nos deparamos com situações tais como: internação, óbito, reclusão de liberdade, recusa, e relato de simulação de suicídio. Diante do exposto, a entrevista foi efetivada com nove participantes, com idades variando de 18 a 61 anos, atendidos na Atenção Primária de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. Trata-se de pesquisa qualitativa, realizada de março a julho de 2015, em que se empregou a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados utilizando-se o método do discurso do sujeito coletivo, baseado na teoria das representações sociais. A análise dos dados trouxe o indicativo de três ideias centrais: antecedentes familiares; antecedentes pessoais e questões espirituais, constatando que a depressão e comportamento suicida são carregadas de estereótipos e revelam questões biopsicossociais.

Palavras-chave : depressão; comportamento suicida; Atenção Primária em saúde; representações sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License