SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Depresión y comportamiento suicida: atención primaria de saludOficina expressiva en centro de atención psicosocial: relato de experiencia de etapa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia e Saúde

versión On-line ISSN 2177-093X

Resumen

OLIVEIRA, Liege Tolfo de; DONELLI, Tagma Marina Schneider  y  REUSE, Bruna. Psicoterapia pais-bebê: uma revisão sistemática de literatura. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2019, vol.11, n.1, pp. 109-123. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v11i1.592.

O presente artigo realizou uma revisão sistemática da literatura, a fim de identificar e analisar a produção científica recente sobre psicoterapia pais-bebê, publicada no período de janeiro de 2010 a julho de 2015. Os descritores utilizados foram parent-infant AND psychotherapy e parent-infant AND intervention e suas respectivas traduções em português e espanhol, sendo incluídos artigos empíricos, disponibilizados gratuitamente na íntegra e revisados por pares. Foram consultadas as bases de dados: PsycINFO, Scielo, Medline, Web of Science e BVS. O material foi analisado a partir das seguintes categorias: 1) objetivos; 2) delineamentos; 3) participantes; 4) instrumentos; 5) intervenções utilizadas; e 6) principais resultados. Os achados demonstraram que os resultados foram animadores a respeito dos efeitos terapêuticos tanto para a relação/interação da díade, bem como para o estado emocional da mãe, do bebê e para o desenvolvimento deste. Poucas publicações sobre psicoterapia pais-bebê foram encontradas, evidenciando a necessidade de maiores investimentos em pesquisa.

Palabras clave : intervenções pais-bebê; psicoterapia pais-bebê; revisão sistemática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License