SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Psicoterapia pais-bebê: uma revisão sistemática de literaturaA prática da avaliação psicológica em neuropsicologia e psicologia do trânsito durante estágio de formação profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

SILVA, Amanda Borba Ramos et al. Oficina expressiva em centro de atenção psicossocial: relato de experiência de estágio. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2019, vol.11, n.1, pp. 125-139. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v0i0.677.

O objetivo deste artigo é apresentar o relato de experiência da implementação de uma oficina expressiva em dois centros de atenção psicossocial a partir de um estágio profissionalizante em Psicologia. As oficinas integram atualmente o rol das atividades realizadas pelos Centros de Atenção Psicossocial e podem ser classificadas como expressivas, de geração de renda e de leitura. Para a composição deste artigo, foram analisados os registros efetuados por quatro estagiários de Psicologia, sob a forma de diário de campo, ao longo de um semestre de estágio desenvolvido no ano de 2015. Cada dupla de estagiários coordenou uma oficina de argila em um Centro de Atenção Psicossocial. O espaço livre da oficina permitiu a construção de vínculo entre estagiários e usuários, o resgate de histórias de vida e a valorização da singularidade do usuário, além de contribuir para a formação profissional.

Palavras-chave : oficinas expressivas; atenção psicossocial; reforma psiquiátrica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License