SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1A prática da avaliação psicológica em neuropsicologia e psicologia do trânsito durante estágio de formação profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

MORAIS, Lúcia Jamilly Oliveira  e  OLIVEIRA FILHO, Pedro de. A compreensão de masculinidade em discursos de profissionais de unidades básicas de saúde. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2019, vol.11, n.1, pp. 155-167. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v11i1.643.

Este artigo objetiva analisar as definições de masculinidade em formulações de profissionais de saúde da Atenção Primária. Este estudo é motivado pela compreensão de que, no âmbito da atenção à saúde dos homens, os profissionais de saúde tem participação fundamental nas ações em saúde destinada ao público masculino. Utilizou-se como abordagem teórico-metodológica a Psicologia Social Discursiva, uma abordagem no contexto da Psicologia Social que privilegia, em termos analíticos, a função do discurso e as estratégias retóricas utilizadas em sua elaboração. A pesquisa, de natureza qualitativa, contemplou 11 entrevistas semiestruturadas com profissionais de oito Unidades Básicas de Saúde da cidade de Campina Grande, PB. Os homens, em seus relatos, teriam diferentes atributos, dentre eles a despreocupação com a saúde, e tais atributos seriam fundamentalmente determinados por fatores socioculturais.

Palavras-chave : masculinidade; saúde pública; profissionais da saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License