SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Cultural identity and the bodyIntegrative literature review of scientific productions of psychology on suicidal behavior revisión author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia e Saúde

On-line version ISSN 2177-093X

Abstract

ARRAIS, Alessandra da Rocha; ARAUJO, Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de  and  SCHIAVO, Rafaela de Almeida. Depressão e ansiedade gestacionais relacionadas à depressão pós-parto e o papel preventivo do pré-natal psicológico. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2019, vol.11, n.2, pp. 23-34. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v0i0.706.

INTRODUÇÃO: De acordo com a literatura, ansiedade e depressão gestacionais constituem fatores de risco para Depressão Pós-Parto (DPP). Empreendeu-se uma pesquisa-ação visando avaliar a eficácia de um programa denominado Pré-Natal Psicológico (PNP). Realizou-se um estudo experimental de campo, cuja amostra foi composta por 47 gestantes que participaram do PNP (Grupo de Intervenção - GI) e 29 que não participaram (Grupo Controle -GC). INSTRUMENTOS: Questionário Gestacional, Inventários Beck de Ansiedade e Depressão e Escala de Depressão Pós-Parto de Edimburgo. Verificou-se alta prevalência (23,68%) de risco de DPP. Constatou-se que apenas 10,64% das gestantes do GI apresentavam risco de desenvolvê-la, em contraposição às mulheres do GC (44,83%). Em GI, não se constatou associação entre ansiedade e depressão gestacionais com os sintomas de DPP (p < 0,05). Em contrapartida, isto foi observado no GC. CONCLUSÃO: o PNP é preventivo ao minimizar o risco desses fatores quanto à DPP.

Keywords : depressão pós-parto; depressão; ansiedade; prevenção; pré-natal psicológico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License