SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2La identidad cultural y el cuerpoIntegrativa de produccíones científicas de la psicología sobre el comportamiento suicida índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia e Saúde

versión On-line ISSN 2177-093X

Resumen

ARRAIS, Alessandra da Rocha; ARAUJO, Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de  y  SCHIAVO, Rafaela de Almeida. Depressão e ansiedade gestacionais relacionadas à depressão pós-parto e o papel preventivo do pré-natal psicológico. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2019, vol.11, n.2, pp. 23-34. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v0i0.706.

INTRODUÇÃO: De acordo com a literatura, ansiedade e depressão gestacionais constituem fatores de risco para Depressão Pós-Parto (DPP). Empreendeu-se uma pesquisa-ação visando avaliar a eficácia de um programa denominado Pré-Natal Psicológico (PNP). Realizou-se um estudo experimental de campo, cuja amostra foi composta por 47 gestantes que participaram do PNP (Grupo de Intervenção - GI) e 29 que não participaram (Grupo Controle -GC). INSTRUMENTOS: Questionário Gestacional, Inventários Beck de Ansiedade e Depressão e Escala de Depressão Pós-Parto de Edimburgo. Verificou-se alta prevalência (23,68%) de risco de DPP. Constatou-se que apenas 10,64% das gestantes do GI apresentavam risco de desenvolvê-la, em contraposição às mulheres do GC (44,83%). Em GI, não se constatou associação entre ansiedade e depressão gestacionais com os sintomas de DPP (p < 0,05). Em contrapartida, isto foi observado no GC. CONCLUSÃO: o PNP é preventivo ao minimizar o risco desses fatores quanto à DPP.

Palabras clave : depressão pós-parto; depressão; ansiedade; prevenção; pré-natal psicológico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License