SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Revisão integrativa de produções científicas da psicologia sobre comportamento suicidaAvaliação de personalidade tipo D e percepção de doença em pacientes cardiopatas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

DIAS, Ewerton Naves  e  PAIS-RIBEIRO, José Luís. O modelo de coping de Folkman e Lazarus: aspectos históricos e conceituais. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2019, vol.11, n.2, pp. 55-66. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v11i2.642.

Coping pode ser definido como um conjunto de estratégias cognitivas e comportamentais desenvolvidas pelas pessoas para lidar com as exigências internas e externas da relação entre o indivíduo e o ambiente. Essas estratégias estão relacionadas com a saúde mental, uma vez que podem moderar o impacto das adversidades ao longo da vida, além de aumentar os níveis de bem-estar psicológico e reduzir o sofrimento. Este trabalho consiste em um estudo de revisão narrativa da literatura sobre o modelo de coping de Folkman e Lazarus. Concluiu-se que a teoria de coping proposta por Folkman e Lazarus continua a ser uma importante ferramenta para explicar as estratégias utilizadas pelas pessoas diante de um evento estressante, bem como para desvelar intervenções a fim de ajudar os indivíduos a lidarem melhor com a situação de estresse.

Palavras-chave : coping; estratégias de coping; estresse.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License