SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2El modelo de coping de Folkman y Lazarus: aspectos históricos y conceptualesEnfermedad y jubilación: relato de una experiencia profesional en asesoramiento psicológico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia e Saúde

versión On-line ISSN 2177-093X

Resumen

NASCIMENTO, Natan Pinto do; DIAS, Gabriela Woll; DAROIT, Luciane  y  BENINCA, Ciomara Ribeiro Silva. Avaliação de personalidade tipo D e percepção de doença em pacientes cardiopatas. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2019, vol.11, n.2, pp. 67-82. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v11i2.681.

As doenças cardiovasculares representam a principal causa de morte no Mundo, podendo sua etiologia estar ligada a fatores psicológicos, como a Personalidade Tipo D. Indivíduos com esse tipo de personalidade apresentam vivência crônica de afetividade negativa associada à inibição social. Outro fator importante no adoecimento é a maneira como os sujeitos percebem sua saúde, pois esta resultará na implementação de estratégias para lidar com sua condição. Nesse sentido, o objetivo do trabalho foi avaliar, pela aplicação dos instrumentos Brief IPQ e DS-14, a relação entre a percepção de doença e a prevalência de Personalidade Tipo D em 80 pacientes com DAC , durante internação hospitalar. Na comparação das médias, pode-se verificar que os sujeitos com PTD tendem a perceber maior severidade em sua doença. Foram encontrados, também, índices baixos de entendimento dos fatores causais e temporalidade da doença. Ressalta-se o papel das estratégias psicoeducativas como fundamentais na atenção a esses pacientes.

Palabras clave : personalidade; percepção de doença; distúrbios cardiovasculares; Psicologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License