SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Evaluación de personalidad tipo D y percepción de enfermedad en pacientes cardiopatasLa psicología en la atención básica: posibilidades de intervención en la promoción y prevención de la salud índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia e Saúde

versión On-line ISSN 2177-093X

Resumen

SCORSOLINI-COMIN, Fabio et al. Adoecimento e aposentadoria: relato de uma experiência profissional em aconselhamento psicológico. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2019, vol.11, n.2, pp. 83-98. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v11i2.671.

O aconselhamento psicológico é uma modalidade de atendimento que pode compor o rol de intervenções em Programas de Preparação para a Aposentadoria (PPAs). Entre os anos de 2014 e 2017, foi desenvolvido uma extensão vinculada a um estágio curricular em Psicologia em uma cidade de médio porte do Estado de Minas Gerais, com o objetivo de ofertar o aconselhamento psicológico a pessoas em processo de preparação para a aposentadoria. O objetivo deste estudo é relatar uma experiência profissional a partir de um estudo de casos múltiplos com foco no processo de adoecimento na aposentadoria. Os casos apresentados revelam dificuldades importantes, decorrentes tanto de processos de adoecimento como de aposentadoria por invalidez, e que puderam ser acolhidas em intervenções breves. O referencial da Psicologia Positiva mostrou-se útil no sentido de potencializar o desenvolvimento de recursos para o enfrentamento de situações complexas, bem como para ressignificação da aposentadoria como sendo um processo exclusivo de perdas e decréscimos associados ao envelhecimento e à terminalidade.

Palabras clave : aposentadoria; doença; aconselhamento psicológico; Psicologia Positiva.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License