SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Adoecimento e aposentadoria: relato de uma experiência profissional em aconselhamento psicológicoVivências psíquicas de mulheres com pré-eclâmpsia: um estudo qualitativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

ROSA, Natália Batista  e  SILVA-ROOSLI, Ana Cláudia Barbosa da. A psicologia na atenção básica: possibilidades de intervenção na promoção e prevenção à saúde. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2019, vol.11, n.2, pp. 99-114. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v11i2.654.

Este relato de experiência descreve intervenções realizadas por uma psicóloga vinculada a um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, desenvolvidas numa Unidade Básica de Saúde (UBS). Objetiva-se analisá-las sob a ótica das contribuições da Psicologia para ações de saúde de caráter coletivo na Atenção Básica. As intervenções foram registradas e submetidas à análise qualitativa. Na participação do planejamento e execução do apoio matricial, das articulações intersetoriais, das abordagens comunitárias e atendimentos compartilhados, concedeu-se atenção à dimensão gestionária do trabalho. Assim, incorporaram-se os saberes da prática dos profissionais à construção das ações de saúde. Os resultados indicam o fortalecimento da capacidade normativa de trabalhadores e da compreensão dos singulares modos de vida dos usuários, bem como a potencialização do trabalho em equipe. Conclui-se que a valorização do ponto de vista dos trabalhadores sobre o trabalho colaborou para o aprimoramento da oferta de ações de promoção e prevenção à saúde.

Palavras-chave : atuação da Psicologia; saúde da família; Núcleo de Apoio à Saúde da Família; dimensão gestionária do trabalho; apoio matricial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License