SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Predição da felicidade diária usando aprendizado supervisionado de registro de dados multimodais de vidaUm modelo inicial do conexionismo PDP para descrever o fenômeno comportamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

MIRANDA, Rodrigo Lopes; MASSIMI, Marina; HOFFMANN, Anette  e  CIRINO, Sérgio Dias. Cérebro e comportamento: a perspectiva de Miguel Covian e César Timo-Iaria. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2019, vol.11, n.2, pp. 153-170. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v11i2.787.

Pesquisas em história das neurociências no Brasil têm focado diferentes aspectos, incluindo a relação entre cérebro e comportamento. Apresentamos notas sobre o conceito de comportamento, baseado em documentos de dois cientistas brasileiros identificados como neurocientistas comportamentais: Miguel Rolando Covian (1913-1992) e César Timo-Iaria (1925-2005). Esses neurocientistas utilizaram o conceito de comportamento em seus trabalhos sobre as conexões entre o sistema nervoso e o ambiente. Tal uso tinha influências da fisiologia - especialmente da neurofisiologia - e de estudos em Psicologia Experimental. A descrição de tais documentos e de seus autores nos auxiliam a compreender aspectos da história das neurociências no Brasil em um momento em que as neurociências se espalhavam fortemente ao redor do mundo.

Palavras-chave : história das ciências; história da psicologia; história das neurociências; neurofisiologia; psicologia experimental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License