SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Cerebro y comportamiento: la perspectiva de Miguel Covian y César Timo-Iaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia e Saúde

versión On-line ISSN 2177-093X

Resumen

PANASSIOL, Ricardo Tiosso. Um modelo inicial do conexionismo PDP para descrever o fenômeno comportamental. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2019, vol.11, n.2, pp. 171-183. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v11i2.867.

O enfoque das neurociências modernas nos processos cognitivos tem relegado ao comportamento o status de epifenômeno do processamento neural e as dificuldades geradas por essa interpretação incentivaram o uso de modelos computacionais. Entretanto, a implementação pautada em construtos cognitivos inferidos tem sido ineficiente. Foi objetivo desse trabalho revisar o conceito de comportamento pelo viés selecionista para se propor um modelo computacional conexionista que opere integradamente com suas bases neurofisiológicas. O fenômeno comportamental foi definido funcionalmente e descrito em diferentes níveis de análise. Os níveis funcionais possibilitam entender o porquê do fenômeno comportamental, enquanto que os níveis topográficos descrevem como os mecanismos morfofisiológicos implementam a resposta. A formalização do modelo foi realizada com noções conexionistas de RNAs de PDP. O modelo se destaca por contextualizar o processamento neural como parte da resposta, tratando o fenômeno comportamental como um todo que precisa ser explicado em seus mais diferentes níveis de análise.

Palabras clave : Neurociência; ciências comportamentais; comportamento; conexionismo; redes neurais artificiais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License