SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Autocuidado e adoecimento dos homens: uma revisão integrativa nacionalOtimismo, autoeficácia e lócus de controle na adesão ao tratamento de pessoas hipertensas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

FOSSI, Luciana Barcellos  e  REINHEIMER, Fernanda Koch. Acolhimento coletivo como espaço de cuidado: uma análise das demandas em saúde mental na adolescência. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2019, vol.11, n.3, pp. 35-48. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v0i0.426.

Este artigo se caracteriza por um estudo crítico que aborda a experiência da modalidade de acolhimento estabelecida por um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) como ferramenta para o cuidado e a promoção da saúde mental de adolescentes. O material utilizado para sustentar este estudo foi o registro escrito de acolhimentos da demanda relatada por pais de adolescentes que buscaram o serviço em questão, no período de outubro de 2014 a fevereiro de 2015. Para analisar e problematizar os resultados provenientes desses registros, apresentaremos uma discussão teórica acerca da adolescência, da Clínica Ampliada e da Redução de Danos. A partir da análise desse espaço enquanto ferramenta, conclui-se que o acolhimento nessa modalidade tem se mostrado eficaz e em consonância com a perspectiva proposta pelo Ministério da Saúde para os Centros de Atenção Psicossocial.

Palavras-chave : acolhimento; saúde mental; adolescência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License