SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Dor crônica sob a ótica comportamental: compreensão e possibilidades de intervençãoCrianças e procedimentos cirúrgicos: efeitos da informação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

CRISOSTOMO, Kelly Nunes; GROSSI, Fabiana Regina da Silva  e  SOUZA, Rafaela dos Santos. As representações sociais da maternidade para mães de filhos/as com deficiência. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2019, vol.11, n.3, pp. 79-96. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v0i0.608.

A descoberta na gravidez de um/a filho/a com alguma deficiência pode trazer efeitos principalmente sobre os sentimentos das mães. Diante disso, objetivou-se analisar as representações da maternidade para mães de filhos/as com deficiência de uma escola pública no município de Barreiras, BA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. O instrumento utilizado foi a entrevista semiestruturada, e a coleta de dados foi realizada com 14 mães, sendo utilizada a teoria das Representações Sociais para estudo dos dados obtidos. Identificou-se que existe uma busca pelo filho/a "ideal", e a chegada de uma criança com deficiência gera sentimentos negativos, tais como choque, medo e tristeza. Além disso, elas ainda precisam lidar com as dificuldades em uma sociedade preconceituosa. Portanto deve-se pensar em intervenções e suporte psicológico a fim de diminuir os obstáculos encontrados, bem como promover melhor qualidade de vida para essas mulheres desde o diagnóstico da deficiência da criança.

Palavras-chave : representações sociais; maternidade; filhos/as com deficiência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License