SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3As representações sociais da maternidade para mães de filhos/as com deficiênciaCapacidades e dificuldades socioemocionais de crianças antes e após a participação no método FRIENDS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

MELLO, Sarah Torres Teixeira de; MORAES, Lara Umbelina de  e  COSTA JUNIOR, Áderson Luiz. Crianças e procedimentos cirúrgicos: efeitos da informação. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2019, vol.11, n.3, pp. 97-109. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v11i3.701.

A falta de conhecimentos e informações entre crianças expostas a procedimentos cirúrgicos pode estar relacionada funcionalmente a manifestações de ansiedade. O presente trabalho descreve uma revisão de literatura acerca dos efeitos da disponibilização de informação sobre os comportamentos de crianças expostas a cirurgias eletivas. Foram consultados os portais dos Periódicos CAPES, PROQUEST e SciELO, sem restrição de bases de dados. Os resultados, organizados em categorias funcionais, destacam: (a) crianças se beneficiam da familiarização prévia com a equipe e instruções sobre como lidar com situações desconfortáveis; (b) passeios guiados pelo hospital, livretos, teatro de fantoches, jogos e vídeos são formatos potencialmente eficazes para redução de ansiedade; e (c) a informação parece constituir um preditor de maior colaboração e redutor de preocupações dos acompanhantes. No entantoainda não há consenso sobre critérios de escolha de informação e efeitos sobre a colaboração comportamental das crianças com os procedimentos a serem executados.

Palavras-chave : informação; crianças; preparação psicológica; procedimentos cirúrgicos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License