SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Los niños y los procedimientos quirúrgicos: efectos de la informaciónPercepciones de los aspectos psicosociales en el cuidado en salud de adolescente con obesidad grave índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia e Saúde

versión On-line ISSN 2177-093X

Resumen

IGNACHEWSK, Cynthia Lais; BATISTA, Ana Priscila; TONI, Caroline Guisantes de Salvo  y  PAVOSKI, Giulia Tatiana Tkaczyk. Capacidades e dificuldades socioemocionais de crianças antes e após a participação no método FRIENDS. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2019, vol.11, n.3, pp. 111-123. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v11i3.701.

Atualmente, milhões de pessoas sofrem de algum transtorno mental, sendo as crianças uma considerável parcela dessa população. Nesse sentido, intervenções precoces para prevenir e intervir sobre distúrbios na infância são muito importantes. Uma possibilidade de intervenção precoce é o Método FRIENDS, que busca desenvolver habilidades socioemocionais e resiliência. O presente estudo buscou investigar se o Método FRIENDS promoveu melhorias em comportamentos relacionados a capacidades e dificuldades socioemocionais de crianças, relacionadas a comportamento pró-social, hiperatividade, sintomas emocionais, problemas de conduta e de relacionamento com os colegas. Participaram do estudo dez crianças de uma cidade do interior do Paraná com idade entre 6 e 7 anos. Os pais responderam o Strengths and Difficulties Questionnaire (versão em português), antes e depois do método e dois meses após sua finalização. O resultado indicou uma diminuição nas dificuldades dos participantes, demonstrando que o FRIENDS foi eficaz para a melhoria dos comportamentos das crianças.

Palabras clave : infância; relações interpessoais; habilidades sociais; psicologia preventiva; Método FRIENDS.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License