SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Crianças e procedimentos cirúrgicos: efeitos da informaçãoPercepções de aspectos psicossociais no cuidado em saúde de adolescente com obesidade grave índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

IGNACHEWSK, Cynthia Lais; BATISTA, Ana Priscila; TONI, Caroline Guisantes de Salvo  e  PAVOSKI, Giulia Tatiana Tkaczyk. Capacidades e dificuldades socioemocionais de crianças antes e após a participação no método FRIENDS. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2019, vol.11, n.3, pp. 111-123. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v11i3.701.

Atualmente, milhões de pessoas sofrem de algum transtorno mental, sendo as crianças uma considerável parcela dessa população. Nesse sentido, intervenções precoces para prevenir e intervir sobre distúrbios na infância são muito importantes. Uma possibilidade de intervenção precoce é o Método FRIENDS, que busca desenvolver habilidades socioemocionais e resiliência. O presente estudo buscou investigar se o Método FRIENDS promoveu melhorias em comportamentos relacionados a capacidades e dificuldades socioemocionais de crianças, relacionadas a comportamento pró-social, hiperatividade, sintomas emocionais, problemas de conduta e de relacionamento com os colegas. Participaram do estudo dez crianças de uma cidade do interior do Paraná com idade entre 6 e 7 anos. Os pais responderam o Strengths and Difficulties Questionnaire (versão em português), antes e depois do método e dois meses após sua finalização. O resultado indicou uma diminuição nas dificuldades dos participantes, demonstrando que o FRIENDS foi eficaz para a melhoria dos comportamentos das crianças.

Palavras-chave : infância; relações interpessoais; habilidades sociais; psicologia preventiva; Método FRIENDS.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License