SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Práticas desenvolvidas por psicólogos em serviços de atenção psicossocial: revisão de literaturaProfissionais de saúde e comunicação de más notícias: experiências de uma unidade neonatal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

MATOS, Mariana Santiago de et al. Primeiro período de medicina: choque de realidade e o início da construção da identidade médica. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2019, vol.11, n.3, pp. 157-171. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v0i0.660.

Ao entrar na faculdade de Medicina, o estudante frequentemente possui expectativas que destoam daquilo que ele encontra. Esta pesquisa pretendeu identificar diferenças entre essas expectativas e a realidade, visando compreender mais sobre o início da construção da identidade médica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa guiada pelo Método de Explicitação do Discurso Subjacente, da qual participaram 77 alunos do primeiro período do curso de Medicina da Universidade Estácio de Sá, tendo 67 deles respondido a um questionário e 10 sido entrevistados individualmente. A análise dos dados revelou que os participantes possuíam expectativas idealizadas sobre os colegas e sobre o curso, e a entrada na universidade gerou uma desidealização que parece representar um primeiro passo na aquisição da identidade médica. O contraste entre as expectativas sobre o curso e uma realidade mais árdua do que a esperada, porém, pode ser fonte de sofrimento psíquico, apontando para a necessidade de apoio ao aluno.

Palavras-chave : educação médica; Medicina; universidades; estudantes; subjetividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License