SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Primeiro período de medicina: choque de realidade e o início da construção da identidade médica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

SOUTO, Danielle da Costa  e  SCHULZE, Mariana Datria. Profissionais de saúde e comunicação de más notícias: experiências de uma unidade neonatal. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2019, vol.11, n.3, pp. 173-184. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v0i0.690.

Este é um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, que teve por objetivo investigar as experiências e formas de enfrentamento de profissionais de saúde diante da comunicação de más notícias em uma Unidade Neonatal. Utilizou-se para a coleta dos dados uma ficha de caracterização dos participantes e entrevista semiestruturada. Foram entrevistadas nove profissionais de saúde que trabalham em uma Unidade Neonatal. Foram encontradas duas categorias de análise: Experiências em relação ao preparo profissional e Experiências em relação a protocolos de comunicação de más notícias. Os resultados apresentaram que a maioria dos profissionais de saúde não sente preparada para comunicar más notícias e baseiam-se em experiências pessoais ou profissionais. Destaca-se também a não utilização de protocolos/embasamento teórico, porém existe reconhecimento dessa importância. Conclui-se que é essencial proporcionar espaço para refletir e analisar as práticas profissionais e agregar subsídios para a comunicação de más notícias, assim como destaca-se a importância da educação continuada.

Palavras-chave : saúde; comunicação; experiências; Unidades de Terapia Intensiva; período neonatal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License