SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Intersecções entre psicologia da saúde e saúde coletiva: uma revisão integrativaInternação psiquiátrica: o que as famílias pensam sobre isso? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

OLIVEIRA, Daniel Vicentini de et al. Satisfação com a vida e atitudes em relação à velhice de idosos frequentadores de centros de convivência em função do nível de atividade física. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2020, vol.12, n.1, pp. 49-60. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v12i1.759.

Estudo transversal, que teve como objetivo comparar a satisfação com a vida e as atitudes em relação à velhice de idosos frequentadores de centros de convivência em função do nível de atividade física (AF). Participaram 133 idosos, de ambos os sexos. Foi utilizado questionário sociodemográfico, o Mini Exame do Estado Mental, a Escala de Satisfação com a Vida, a Escala para Avaliação das Atitudes em Relação à Velhice e o Questionário Internacional de Atividade Física (International Physical Activity Questionnaire [IPAQ]), em sua versão curta. Os dados foram analisados por meio dos testes Kolmogorov-Smirnov e "U" de Mann-Whitney. Considerou-se um nível de significância de p < 0,05. Os idosos ativos fisicamente são mais satisfeitos com a vida (p = 0,013) e possuem mais sentimentos de apreensão quanto ao futuro em relação à velhice (p = 0,002) do que os idosos irregularmente ativos. Conclui-se que, para os idosos frequentadores do centro de convivência do município de Sarandi, Paraná, PR, a prática de AF é um fator interveniente para a maior satisfação com a vida.

Palavras-chave : atividade motora; envelhecimento; satisfação pessoal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License