SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1A psychoanalytic approch at children and adolescents with diabetes Mellitus type 1 and its familyPhysical exercise and geriatric depression: an opinion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia e Saúde

On-line version ISSN 2177-093X

Abstract

OLIVEIRA, Esmael Alves de  and  MARTINS, Catia Paranhos. Sobre práticas de medicalização e "loucura": algumas reflexões (in)disciplinadas. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2020, vol.12, n.1, pp. 101-113. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v12i1.747.

Este artigo traz diálogos e questionamentos produzidos a partir de diferentes encontros e em diferentes momentos da atuação acadêmica dos autores. Para fins de análise, tomamos a experiência da loucura e dos processos de medicalização como um dispositivo de normalização da vida e nos baseamos em duas imagens-cena, uma etnográfica e outra cinematográfica, em face de nossa atuação como docentes nos Cursos de Ciências Sociais e Psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Ao longo de nosso percurso experimental, autores como Foucault, Deleuze e Guattari, pensadores da Reforma Psiquiátrica brasileira, da Subjetividade e do campo da Saúde Coletiva, serão os nossos inspiradores.

Keywords : medicalização; processos de subjetivação; saúde mental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License