SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Medicalization practices and "insanity": (un)disciplined reflectionsThe DSM-V and the effect of the ontology suspension author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia e Saúde

On-line version ISSN 2177-093X

Abstract

MACHADO, Sergio et al. Atividade física e depressão geriátrica: uma opinião. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2020, vol.12, n.1, pp. 115-126. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v12i1.807.

A depressão representa um problema comum de saúde pública no mundo. A depressão em idosos parece seguir um modelo de vulnerabilidade-estresse, com uma interação entre vulnerabilidades individuais, incluindo fatores genéticos, mudanças cognitivas e neurobiológicas relacionadas à idade, e uma variedade de eventos estressantes que ocorrem mais frequentemente em idades avançadas, como luto, problemas financeiros e redução da autonomia/funcionalidade. Nas últimas décadas, vários estudos indicaram que o exercício pode ser eficaz na prevenção ou redução dos sintomas depressivos, tanto em populações saudáveis como psiquiátricas. Devido ao interesse da comunidade científica na eficácia e segurança do exercício físico como terapia complementar para idosos deprimidos; realizamos um estudo de opinião sobre o assunto. Apesar dos esforços dos pesquisadores, nas últimas décadas pouco progresso foi feito na verificação da eficácia do exercício na depressão geriátrica.

Keywords : depressão; idosos; exercício; funcionalidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License