SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Atividade física e depressão geriátrica: uma opiniãoTrabalho em equipe na atenção básica à saúde: pesquisa bibliográfica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

LEMKE, Ruben Artur; COSTA, Marcio Luis  e  RAVANELLO, Tiago. O DSM-V e os efeitos da suspensão da ontologia. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2020, vol.12, n.1, pp. 127-142. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v12i1.837.

Este artigo apresenta uma crítica à suspensão das discussões ontológicas no DSM-V. O objetivo é defender a importância destas discussões teóricas no campo da psicopatologia através da diferença ontológica em Heidegger. Primeiro, pretende-se advertir que a suspensão de reflexões ontológicas tem por efeito a redução da experiência psicopatológica e a desvalorização da linguagem e da clínica em prol da supervalorização dos suportes materiais. Segundo, que a ausência de tais discussões não impede que uma ontologia implícita esteja operando e produza efeitos sociais. Para ilustrar esta questão, é abordada a noção do deficit de substância a ser restituída, que é a matriz basilar das hipóteses etiológicas orgânicas. Conclui-se que essa matriz convoca uma ética no estilo de uma essência a cumprir, a qual se acopla à lógica de consumo em uma sociedade que exige desempenho.

Palavras-chave : saúde mental; ontologia; diagnóstico; DSM.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License