SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Comorbidade entre uso de álcool e outras drogas, transtornos psiquiátricos e comportamento suicida: uma revisãoDa psiquiatria tradicional à reforma psiquiátrica: o ambulatório de saúde mental como serviço de tratamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

OLIVEIRA, Daniel Vicentini de et al. Fatores Associados à satisfação com a vida de idosos usuários de unidades básicas de saúde. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2020, vol.12, n.2, pp. 19-29. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v0i0.680.

Este estudo investigou os fatores associados à satisfação com a vida de 654 idosos usuários de Unidades Básicas de Saúde de Maringá, Paraná. Foi utilizado um questionário sociodemográfico, o International Physical Activity Questionnaire (IPAQ) e a Escala de Satisfação com a Vida. A análise dos dados foi realizada por meio dos testes de Kruskal-Wallis, Mann-Whitney e correlação de Spearman (p < 0,05). Verificou-se que os idosos com menor poder aquisitivo que se perceberam com saúde ruim e tomam medicamentos regularmente são menos satisfeitos com a vida do que seus pares. Os idosos fisicamente ativos se mostraram mais satisfeitos com a vida do que os sedentários/irregularmente ativos. A satisfação com a vida se associou com os dias de caminhada por semana (r = 0,15). Conclui-se que a renda familiar, a percepção de saúde, o uso de medicamentos e a atividade física são fatores intervenientes na satisfação com a vida.

Palavras-chave : velhice; saúde; promoção da saúde; satisfação com a vida.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License