SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Da psiquiatria tradicional à reforma psiquiátrica: o ambulatório de saúde mental como serviço de tratamentoA clínica ampliada e o trabalho do psicólogo nos centros de referência de assistência social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

SOUZA, Pâmella Batista de; BATISTA, Ana Priscila  e  TONI, Caroline Guisantes de Salvo. Avaliação de um programa psicoeducativo preventivo para cuidadores de bebês. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2020, vol.12, n.2, pp. 45-57. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v0i0.84.

Programas preventivos de saúde buscam agir com menores custos e alcançar efeitos positivos em longo prazo. Este artigo realizou a avaliação de um programa de orientação a cuidadores de bebês, que teve como foco a interação positiva e a prevenção de maus-tratos. Participaram 50 cuidadores, que responderam a um questionário, aplicado antes e após a participação no programa. Os dados foram analisados com auxílio do programa Statistical Package for the Social Sciences 18.0 (SPSS), em que foi verificada a normalidade dos dados e utilizado o teste de Wilcoxon. Entre as 27 questões, 15 tiveram diferenças estatisticamente significativas referentes às concepções de práticas adequadas. As questões que não indicaram diferenças significativas referiam-se aos cuidados que possivelmente já eram realizados pelos cuidadores. Os resultados evidenciam que o programa foi eficaz em seu objetivo de atuar enquanto prevenção primária e levar informações relevantes sobre o tema a um público amplo.

Palavras-chave : prevenção primária; Psicologia; promoção da saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License