SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Evaluation of a preventive psycho-educational program for baby caregiversSocial Representations of the Process of Diagnosis and Cure of Leprosy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia e Saúde

On-line version ISSN 2177-093X

Abstract

SILVA, Rafael Bianchi  and  BONATTI, Graziela Lastoria. A clínica ampliada e o trabalho do psicólogo nos centros de referência de assistência social. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2020, vol.12, n.2, pp. 59-72. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v0i0.891.

O presente trabalho consiste em discutir, a partir de três eixos de análise, o trabalho do psicólogo no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) dentro dos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs), no que diz respeito ao trabalho social com famílias em sua relação com a clínica ampliada. Inicialmente, realiza-se uma revisão em documentos para parametrizar o trabalho do psicólogo; em seguida, relatam-se pesquisas sobre a prática realizada nos CRASs para analisar as possibilidades de a clínica ampliada ser um instrumento de trabalho para o psicólogo nesse contexto. Conclui-se que, em vista dos objetivos traçados pela política pública de Assistência Social, a clínica ampliada pode se configurar como uma referência importante para o trabalho do psicólogo no CRAS, colaborando para a construção de uma leitura crítica das realidades em que estão inseridos e para o desenvolvimento do protagonismo social junto aos sujeitos e à comunidade em que se acontece sua atuação.

Keywords : psicologia; clínica ampliada; CRAS; SUAS.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License