SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2La clínica ampliada y el trabajo del psicólogo en los centros de referencia de asistencia socialRevisión Integradora sobre la Vivencia de Madres de Niños con Trastorno del Espectro Autista índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia e Saúde

versión On-line ISSN 2177-093X

Resumen

LEAO E SILVA, Leonardo Oliveira et al. Representações Sociais do Processo de Diagnóstico e Cura da Hanseníase. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2020, vol.12, n.2, pp. 73-87. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v0i0.859.

Este estudo descritivo do tipo transversal objetivou identificar as representações sociais do processo de diagnóstico e cura da hanseníase em dois territórios com diferentes índices de detecção da doença. O software R possibilitou a identificação do núcleo da representação, sendo os elementos mais citados pelos participantes: Contagiosa, Cura, Doença de Pele, Lepra, Mancha, Tratamento. Conclui-se que as representações sociais que os indivíduos têm em relação à hanseníase, quando envoltas em estigmas e preconceitos sobre a doença, retardam a busca por ajuda médica, ocasionando atraso do correto diagnóstico e início do tratamento. Além disso, as incapacidades físicas decorrentes do diagnóstico tardio podem gerar comportamentos preconceituosos, que refletem o conhecimento popular arcaico e crendices arraigadas no que concerne ao contágio da doença. Tais comportamentos preconceituosos com relação à hanseníase estão na base de suas representações, levantando o isolamento dos doentes e a dificuldade relacionada ao diagnóstico, tratamento e cura.

Palabras clave : hanseníase; psicologia social; percepção social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License