SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2A clínica ampliada e o trabalho do psicólogo nos centros de referência de assistência socialRevisão Integrativa sobre a Vivência de Mães de Crianças com Transtorno de Espectro Autista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

LEAO E SILVA, Leonardo Oliveira et al. Representações Sociais do Processo de Diagnóstico e Cura da Hanseníase. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2020, vol.12, n.2, pp. 73-87. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v0i0.859.

Este estudo descritivo do tipo transversal objetivou identificar as representações sociais do processo de diagnóstico e cura da hanseníase em dois territórios com diferentes índices de detecção da doença. O software R possibilitou a identificação do núcleo da representação, sendo os elementos mais citados pelos participantes: Contagiosa, Cura, Doença de Pele, Lepra, Mancha, Tratamento. Conclui-se que as representações sociais que os indivíduos têm em relação à hanseníase, quando envoltas em estigmas e preconceitos sobre a doença, retardam a busca por ajuda médica, ocasionando atraso do correto diagnóstico e início do tratamento. Além disso, as incapacidades físicas decorrentes do diagnóstico tardio podem gerar comportamentos preconceituosos, que refletem o conhecimento popular arcaico e crendices arraigadas no que concerne ao contágio da doença. Tais comportamentos preconceituosos com relação à hanseníase estão na base de suas representações, levantando o isolamento dos doentes e a dificuldade relacionada ao diagnóstico, tratamento e cura.

Palavras-chave : hanseníase; psicologia social; percepção social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License