SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Pensamientos de riesgo de un adulto autor de violencia sexualBiomarcadores en el líquido cefalorraquídeo en el desarrollo de la enfermedad de alzheimer: una revisión sistemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia e Saúde

versión On-line ISSN 2177-093X

Resumen

SANTOS, Laís  y  FARO, André. Otimismo: teoria e aplicabilidade para a psicologia. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2020, vol.12, n.2, pp. 123-139. ISSN 2177-093X.

Estudos revelam que otimistas apresentam mais comportamentos de promoção de saúde, maior qualidade de vida e melhores índices de saúde física e mental. Diante disso, este trabalho objetivou apresentar aspectos conceituais, principais medidas usadas para aferir o otimismo e evidências de pesquisa em relação ao otimismo, por meio de um estudo teórico. Inicialmente, delimitou-se o conceito de otimismo, teoria e seus principais tipos. Em seguida, abarcaram-se evidências da relação do otimismo com saúde, coping e bem-estar, caracterizando o seu impacto na saúde das pessoas. Elencaram-se, por fim, intervenções relacionadas à manutenção ou ao aumento dos níveis de otimismo e seus resultados. Em geral, viu-se que o otimismo influencia positivamente o ajustamento psicológico em diferentes contextos. Ao final, foram feitas recomendações de novos estudos, com base nas lacunas detectadas na produção nacional a respeito da temática.

Palabras clave : otimismo; teoria; psicologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License