SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Otimismo: teoria e aplicabilidade para a psicologiaProcesso patológico do transtorno de ansiedade segundo a literatura digital disponível em português - revisão integrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

BILLMANN, Ariane; PEZZINI, Marina Ferri  e  POETA, Julia. Biomarcadores no líquido cefalorraquidiano no desenvolvimento da doença de alzheimer: uma revisão sistemática. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2020, vol.12, n.2, pp. 141-153. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v0i0.927.

Objetivou-se identificar os artigos que analisam os biomarcadores tau total (T-tau), tau fosforilada (P-tau) e beta-amiloide (Aβ) no líquido cefalorraquidiano (LCR) para o desenvolvimento da doença de Alzheimer (DA). Foi realizada uma revisão sistemática aplicando-se uma lógica de pesquisa nas bases de dados PubMed, SciELO e Medline, selecionando artigos conforme os critérios de inclusão e exclusão. Foram avaliados oito estudos clínicos, os quais demonstraram níveis de T-tau e P-tau elevados e níveis diminuídos de Aβ, entretanto nem todos encontraram significância estatística nesses achados. As dosagens dos biomarcadores Aβ, T-tau e P-tau em conjunto apresentam grande potencial diagnóstico no desenvolvimento da DA, contudo mais estudos são necessários para estabelecer valores de corte dos biomarcadores na evolução da doença.

Palavras-chave : Alzheimer; biomarcadores; líquido cefalorraquidiano; tau; amiloide.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License