SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Biomarkers in cerebrospinal fluid in development alzheimer's disease: a systematic reviewPsychologists' perceptions regarding suicide: qualitative research from santa catarina southern scenario author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia e Saúde

On-line version ISSN 2177-093X

Abstract

D'AVILA, Lívia Ivo et al. Processo patológico do transtorno de ansiedade segundo a literatura digital disponível em português - revisão integrativa. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2020, vol.12, n.2, pp. 155-168. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v0i0.922.

Com o objetivo de discutir as possibilidades estratégicas quanto aos processos patológicos que envolvem o transtorno de ansiedade, para embasar os profissionais quanto à ansiedade e aos seus tipos, este estudo configura-se como uma pesquisa de caráter integrativo sistematizado, com uma busca on-line das produções científicas na base de dados Biblioteca Virtual de Saúde, utilizando os descritores "Transtorno de ansiedade", "Ansiedade" e "Tratamento da ansiedade", veiculados em periódicos de estratos de A1, A2, B1, B2, B3 e B4, disponíveis para download na íntegra, escritos na língua portuguesa. Os achados identificam que as possibilidades estratégicas perante esse transtorno se dão por duas categorias, a Terapia Cognitivo-Comportamental e o Tratamento Humanizado e Apoio Familiar, sendo este último mais eficaz quando associado ao uso de outros tratamentos para a ansiedade. Ressalta-se a importância de estudos e capacitação para atuar efetivamente na prevenção e no tratamento dessa patologia, além de mais estudos sobre a temática.

Keywords : ansiedade; saúde mental; psicopatologia; tratamento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License