SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Development of instrument in rare diseases: access to health and social supportMatrix support and the production of autonomy in health work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia e Saúde

On-line version ISSN 2177-093X

Abstract

OLIVEIRA, Matheus Rodrigues de; SCHLOSSER, Adriano  and  SILVA, Jean Paulo da. Revisão integrativa: atuação da psicologia na rede de atenção psicossocial. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2020, vol.12, n.3, pp. 19-32. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.vi.1035.

No Brasil, os serviços de atendimento em saúde mental têm uma articulação única, conhecida como Rede de Atenção Psicossocial, articulando múltiplos dispositivos em trabalho multiprofissional e interdisciplinar. Entre as profissões, o objetivo deste artigo foi investigar estudos sobre a atuação da Psicologia na Rede de Atenção Psicossocial, desenvolvidos pela Psicologia brasileira, nas bases de dados SciELO, PePSIC, Index Psi, Lilacs e BVS, utilizando os descritores "Rede de Atenção Psicossocial" e "Psicologia". Foram selecionados 21 artigos, publicados de 2012 a 2018, classificados de acordo com a temática de estudo e o método utilizado. Houve predomínio de pesquisas com abordagem qualitativa, com uso de entrevistas e observação para coleta de dados. Os resultados indicaram avanços nas práticas que envolvem a necessidade de promoção de autonomia dos usuários e que modificam o perfil tradicional de atenção à saúde mental, embora ainda se verifiquem problemas na formação teórica e prática do profissional psicólogo no campo psicossocial.

Keywords : saúde pública; Psicologia; saúde mental; Sistemas de Apoio Psicossocial.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License