SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Integrative review: procedure of psychology in psychosocial care networkCommunication of difficult news: integrative review on teaching strategies in medical education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia e Saúde

On-line version ISSN 2177-093X

Abstract

RIGOTTI, Daniel Goulart  and  SACARDO, Daniele Pompei. Apoio matricial e produção de autonomia no trabalho em saúde. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2020, vol.12, n.3, pp. 33-46. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.vi.1078.

Como diretriz do Sistema Único de Saúde (SUS), o Apoio Matricial busca ampliar a capacidade analítica dos trabalhadores de saúde e sua corresponsabilização nas ações desenvolvidas nos serviços. Objetivou-se compreender sua influência para a autonomia dos apoiadores no trabalho em saúde, por suas percepções. Analisaram-se narrativas elaboradas a partir de grupos focais e os resultados mostraram o processo de trabalho dos apoiadores matriciais sustentado em três eixos: autonomia, fragmentação do trabalho/cuidado e processos de gestão, associados à proposta do SUS de produzir trabalhadores criativos e capazes de analisar seu contexto. Revelaram-se a ampliação de autonomia para desenvolver o trabalho cotidiano; o reconhecimento da contradição entre a integralidade e a fragmentação do trabalho e do cuidado; e o impacto das formas de gestão na produção desses sujeitos. Finalmente, apontamos para a necessidade de maiores investimentos institucionais no Apoio Matricial como política efetiva de ampliação de compromisso e autonomia dos trabalhadores e de processos de cogestão.

Keywords : apoio matricial; processo de trabalho em saúde; autonomia profissional; integralidade em saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License