SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Cartografia da saúde do homem em conflito com a leiO trabalho como estratégia de atenção em saúde mental: um estudo documental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

DUARTE, Andreia Neves  e  QUEIROZ, Elizabeth. Programa cognitivo-comportamental de educação nutricional para mulheres com excesso de peso. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2020, vol.12, n.3, pp. 95-108. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.vi.1058.

Introdução: A pesquisa teve como objetivo propor e avaliar um programa cognitivo-comportamental de educação nutricional para mulheres com excesso de peso e identificar fatores que interferem na adesão. Métodos: estudo qualiquantitativo, quase experimental, com mulheres com excesso de peso, alocadas em dois grupos: um que participou de um programa em grupo baseado no modelo cognitivo-comportamental e outro que recebeu acompanhamento individual. Foram comparados dados antropométricos e bioquímicos, além de fatores relacionados à adesão. Resultados: Os dados antropométricos e bioquímicos não diferiram significativamente entre os grupos. A análise qualitativa evidenciou mudanças relevantes em relação à qualidade e quantidade da alimentação ingerida. Discussão: As estratégias utilizadas permitiram a elaboração de recursos cognitivos relevantes para perda de peso. Conclusões: O programa auxiliou em mudanças nos hábitos alimentares, o que pode repercutir em alterações antropométricas e bioquímicas relevantes no médio prazo.

Palavras-chave : obesidade; perda de peso; educação alimentar e nutricional; terapia cognitiva-comportamental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License