SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Programa cognitivo-conductual de educación nutricional para mujeres con sobrepesoMujeres indígenas de Manaus: construyendo políticas afirmativas en el SUS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia e Saúde

versión On-line ISSN 2177-093X

Resumen

SANTIAGO, Eneida  y  YASUI, Silvio. O trabalho como estratégia de atenção em saúde mental: um estudo documental. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2020, vol.12, n.3, pp. 109-125. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.vi.1064.

Cartografamos o discurso político em que se articula o trabalho com ações de atenção em saúde. No Brasil, o universo legal da saúde mental que trata do trabalho distingue-se em anterior e posterior à Reforma Psiquiátrica. Antes, juridicamente sustentadas, as atividades de trabalho eram um instrumento de medida da ocupação do tempo livre e de avaliação da eficácia dos tratamentos manicomiais. Após a Reforma, a presença do trabalho como estratégia de atenção é crescente. A produção discursiva legal da saúde mental assumiu diretrizes como a reabilitação psicossocial e a restauração da cidadania, utilizando, como proposta, a (re)inclusão social pelo trabalho. No entanto as políticas trazem uma heterogeneidade conceitual do que se considera trabalho, com poucos esclarecimentos de suas condições concretas, aspectos que dificultam que o trabalho como estratégia de atenção propicie a (re)invenção do sofrimento psíquico intenso.

Palabras clave : trabalho; política pública; saúde mental; Sistema Único de Saúde; saúde coletiva.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License