SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Work as a mental health care strategy: a documentary studyLesbian and bisexual women's health: politics, movement and heteronormativity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia e Saúde

On-line version ISSN 2177-093X

Abstract

MIRANDA, Vanessa. Mulheres indígenas de Manaus: construindo políticas afirmativas no SUS. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2020, vol.12, n.3, pp. 127-143. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.vi.1070.

O presente artigo tem como objetivo apresentar problematizações entre a atenção diferenciada no SUS e políticas afirmativas conquistadas pela ação de mulheres indígenas na cidade de Manaus, Amazonas. Desde a década de 1970, identificamos na Amazônia Brasileira, região de fértil pluralidade étnica, uma rede de relações de gênero sendo tecida no interior do movimento indígena mais ampliado, criando um saldo organizativo de participação social em ações comunitárias que culminaram nas lutas e conquistas pela consolidação da saúde indígena no SUS. À luz da psicologia sócio-histórica e suas interfaces com a antropologia, história e saúde coletiva, buscamos revalorizar experiências de mulheres indígenas na cidade de Manaus, evidenciando suas contribuições à saúde diferenciada no SUS articuladas a outras políticas afirmativas conquistadas, como o direito à cidade, ao trabalho, direito à cultura e o direito à educação.

Keywords : mulheres indígenas; Psicologia; participação social; atenção diferenciada; SUS.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License