SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3La salud de mujeres lesbianas y bisexuales: política, movimiento y heteronormatividadLa psicología en la atención básica y la salud colectiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia e Saúde

versión On-line ISSN 2177-093X

Resumen

SOUZA, Carla Renata Braga de et al. Saúde mental de crianças e adolescentes: a rede na clínica-escola. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2020, vol.12, n.3, pp. 163-175. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.vi.1073.

O presente trabalho objetiva compreender a configuração da rede de cuidado em saúde mental da infância e adolescência em Quixadá, Ceará, partindo dos pacientes atendidos na clínica-escola de psicologia do Centro Universitário Católica de Quixadá. Trata-se de uma pesquisa documental e de natureza quantitativo-exploratória. Os dados foram analisados a partir do modelo estatístico descritivo. A clientela é, predominantemente, de meninos, de 4 a 12 anos, residentes no município de Quixadá e que não estão e nem estiveram em outros serviços de saúde, educação ou assistência social para tratar da queixa apresentada. Diante disso, acreditamos que a clínica-escola tem um grande valor social, dando o suporte aos equipamentos da rede, uma vez que a rede formal de cuidados não possui uma instituição de referência nesse tipo de atendimento.

Palabras clave : saúde mental; assistência à saúde; criança; adolescente; Psicologia Clínica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License