SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número4Olhares sobre as vivências de profissionais que atuam com cuidados paliativos em hospitais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

OLIVEIRA, Daniel Vicentini de et al. Sintomas de ansiedade e indicativos de depressão em idosas praticantes do método pilates no solo. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2020, vol.12, n.4, pp. 03-12. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.vi.797.

Este estudo analisou sintomas de ansiedade e indicativos de depressão em idosas praticantes do Método Pilates (MP) no solo e seus fatores associados. Participaram desta pesquisa transversal 90 idosas praticantes do MP no solo. Como instrumentos, foram utilizados a Escala de Depressão Geriátrica e o Inventário de Ansiedade Geriátrica. A análise de dados foi conduzida por meio dos testes de Qui-Quadrado e Exato de Fisher (p < 0,05). Os resultados evidenciaram associação significativa dos sintomas de ansiedade com a presença de osteoartrite (p = 0,0004), depressão (p = 0,005) e quantidade de doenças associadas (p = 0,012). Não foi encontrada associação significativa (p > 0,05) dos indicativos de depressão com nenhuma das variáveis sociodemográficas e de saúde. Concluiu-se que a presença de doenças nos idosos deste estudo, como a osteoartrite e a depressão, e o acúmulo de comorbidades podem levar ao aumento do nível de ansiedade de idosas praticantes do MP no solo.

Palavras-chave : atividade motora; envelhecimento; exercício; transtornos de ansiedade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License