SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue4Symptoms of anxiety and indicative of depression in elderly women practicing the mat pilates methodSocial skills and professional satisfaction of physicians who attend in an outpatient setting author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia e Saúde

On-line version ISSN 2177-093X

Abstract

CAPELETTO, Eloisa et al. Olhares sobre as vivências de profissionais que atuam com cuidados paliativos em hospitais. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2020, vol.12, n.4, pp. 13-26. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.vi.857.

Esta pesquisa, exploratória e qualitativa, teve como objetivo compreender as vivências de profissionais que prestam cuidados paliativos (CP) em hospitais de Joinville, considerando sua formação acadêmica. Por CP, entendem-se ações que visam à qualidade de vida daqueles que estão diante de uma doença terminal. Para a coleta de dados, realizaram-se entrevistas semiestruturadas e não diretivas com seis profissionais, sendo: três psicólogas, uma capelã hospitalar, uma fisioterapeuta e uma enfermeira. A partir da análise de conteúdo das entrevistas, averiguou-se que existe uma falha da graduação quanto ao debate do processo de morte e morrer, a qual se manifesta na dificuldade de comunicação, no excesso ou falta de sensibilidade e resistência presentes na prestação dos CP. Além disso, verificou-se que diálogos sobre a morte são tabus e envoltos por uma série de emoções e sentimentos complexos que necessitam ser discutidos.

Keywords : capacitação profissional; cuidados paliativos; morte; pessoal de saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License