SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número4Los sintomas de ansiedad e indicativo de depresión en las mujeres de más edad practicantes del método pilates en el sueloHabilidades sociales y satisfacción profesional de médicos que atienden en contexto de ambulatorio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia e Saúde

versión On-line ISSN 2177-093X

Resumen

CAPELETTO, Eloisa et al. Olhares sobre as vivências de profissionais que atuam com cuidados paliativos em hospitais. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2020, vol.12, n.4, pp. 13-26. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.vi.857.

Esta pesquisa, exploratória e qualitativa, teve como objetivo compreender as vivências de profissionais que prestam cuidados paliativos (CP) em hospitais de Joinville, considerando sua formação acadêmica. Por CP, entendem-se ações que visam à qualidade de vida daqueles que estão diante de uma doença terminal. Para a coleta de dados, realizaram-se entrevistas semiestruturadas e não diretivas com seis profissionais, sendo: três psicólogas, uma capelã hospitalar, uma fisioterapeuta e uma enfermeira. A partir da análise de conteúdo das entrevistas, averiguou-se que existe uma falha da graduação quanto ao debate do processo de morte e morrer, a qual se manifesta na dificuldade de comunicação, no excesso ou falta de sensibilidade e resistência presentes na prestação dos CP. Além disso, verificou-se que diálogos sobre a morte são tabus e envoltos por uma série de emoções e sentimentos complexos que necessitam ser discutidos.

Palabras clave : capacitação profissional; cuidados paliativos; morte; pessoal de saúde.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License