SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue4Views on experiences of professionals who work with palliative care in hospitalsChronic pain, depression, general health and social support in fibromyalgic and oncological patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia e Saúde

On-line version ISSN 2177-093X

Abstract

PINHEIRO-CAROZZO, Nádia Prazeres et al. Habilidades sociais e satisfação profissional de médicos que atendem em contexto ambulatorial. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2020, vol.12, n.4, pp. 27-40. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.vi.808.

Este estudo teve como objetivo analisar o repertório de habilidades sociais (HS) e a satisfação profissional (SP) de médicos que atendem em contexto ambulatorial. Adotou-se delineamento descritivo, correlacional e transversal. Quarenta e seis médicos, selecionados via amostragem não probabilística, responderam a um Protocolo de Caracterização Individual e ao Inventário de HS2 - versão preliminar. Os principais resultados indicaram: (a) bom repertório, acima da média, para o escore total de HS; (b) bom repertório, abaixo da média, para Conversação e Desenvoltura Social e Assertividade Afetivo-Sexual; bom repertório, acima da média, para Assertividade de Autodefesa e Assertividade de Autoexposição Social; e repertório bastante elaborado para Expressão de Sentimentos Positivos; e (c) correlação positiva entre HS e SP. Um bom repertório de HS facilita ao estabelecimento de um bom vínculo terapêutico, serve de fator de proteção contra o estresse e outros problemas mentais e possibilita a satisfação profissional.

Keywords : habilidades sociais; relação médico-paciente; satisfação no trabalho.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License