SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número4Olhares sobre as vivências de profissionais que atuam com cuidados paliativos em hospitaisDor crônica, depressão, saúde geral e suporte social em pacientes fibromiálgicos e oncológicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

PINHEIRO-CAROZZO, Nádia Prazeres et al. Habilidades sociais e satisfação profissional de médicos que atendem em contexto ambulatorial. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2020, vol.12, n.4, pp. 27-40. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.vi.808.

Este estudo teve como objetivo analisar o repertório de habilidades sociais (HS) e a satisfação profissional (SP) de médicos que atendem em contexto ambulatorial. Adotou-se delineamento descritivo, correlacional e transversal. Quarenta e seis médicos, selecionados via amostragem não probabilística, responderam a um Protocolo de Caracterização Individual e ao Inventário de HS2 - versão preliminar. Os principais resultados indicaram: (a) bom repertório, acima da média, para o escore total de HS; (b) bom repertório, abaixo da média, para Conversação e Desenvoltura Social e Assertividade Afetivo-Sexual; bom repertório, acima da média, para Assertividade de Autodefesa e Assertividade de Autoexposição Social; e repertório bastante elaborado para Expressão de Sentimentos Positivos; e (c) correlação positiva entre HS e SP. Um bom repertório de HS facilita ao estabelecimento de um bom vínculo terapêutico, serve de fator de proteção contra o estresse e outros problemas mentais e possibilita a satisfação profissional.

Palavras-chave : habilidades sociais; relação médico-paciente; satisfação no trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License