SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número4Habilidades sociais e satisfação profissional de médicos que atendem em contexto ambulatorialA escuta do adoecimento de mulheres na atenção básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

MESSIAS, Cátia Regina; CUNHA, Felipe Augusto; CREMASCO, Gabriela da Silva  e  BAPTISTA, Makilim Nunes. Dor crônica, depressão, saúde geral e suporte social em pacientes fibromiálgicos e oncológicos. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2020, vol.12, n.4, pp. 41-51. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.vi.819.

O objetivo do estudo foi verificar a associação entre sintomatologia depressiva e saúde geral, dor crônica e percepção do suporte social em 80 mulheres, com idades entre 31 e 82 anos (M = 53,86; DP = 12,68), com fibromialgia e/ou câncer. Entre os principais resultados, verificou-se que a sintomatologia depressiva e os outros construtos investigados estiveram associados entre si. Os pacientes com sintomatologia depressiva apresentaram maior quantidade de pontos dolorosos e maior frequência e intensidade de dor, demonstrando uma correlação de magnitude fraca e positiva (r = 0,37). Observou-se também uma correlação de magnitude fraca (r = -0,20) entre a EBADEP-HOSP-AMB e EPSUS, indicando que, quanto mais sintomas depressivos, menor a percepção do suporte social recebido. Por fim, os resultados do estudo mostraram que o nível de dor interfere diretamente na qualidade de vida do sujeito, podendo ser um fator que estimula o desenvolvimento de condições psicossociais, tais como a depressão e menor percepção do suporte social.

Palavras-chave : qualidade de vida; dor; fibromialgia; câncer.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License